quarta-feira, 18 de outubro de 2023

6 maiores roedores

 

Por Por Fernanda Drumond

 


Descubra quais são os maiores roedores do mundo — Foto: ( Nahu FF/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)
Descubra quais são os maiores roedores do mundo — Foto: ( Nahu FF/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Existem mais de 2 mil espécies de roedores no mundo, o que faz desta a ordem mais numerosa entre os mamíferos. Apesar de seu tamanho pequeno e aparência fofa, elas estão entre as criaturas mais temidas do mundo, principalmente por conta dos ratos urbanos, que se tornaram sinônimo de doenças.

Se você já tem pavor de camundongos da cidade, esta lista com os maiores roedores do mundo, com certeza, vai te aterrorizar!

6. Rato viking da Suécia

Em 2014, um mega roedor que media 40 cm foi encontrado dentro da cozinha de uma família na Suécia. Roendo madeira e concreto para entrar na residência, o rato acabou sendo detido com o uso de uma grande armadilha.

Com base em vários avistamentos na Europa, Grã-Bretanha e Estados Unidos, o rato viking – como foi apelidado – pode indicar uma mutação nas populações comuns de ratos.

Especialistas que observaram a nova espécie a descrevem como o dobro do tamanho de ratos normais ou tão grande quanto a maioria dos gatos. Em Dublin (Irlanda), o serviço de controle de pragas capturou um viking de 60 cm dentro de um apartamento. Além disso, o animal se tornou imune ao veneno geralmente utilizado.

5. Ratão-do-banhado

Myocastor coypus — Foto: ( Gzen92/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)
Myocastor coypus — Foto: ( Gzen92/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Também conhecido como coypu ou nutria, o ratão-do-banhado é um roedor semi-aquático e herbívoro nativo da América do Sul. Parecido com um rato gigante, a nutria típica cresce de 70 a 110 cm, incluindo o rabo, e pesa até 37 kg.

Durante os anos 1800, a criatura foi expulsa de grande parte de seu habitat natural. Contudo, a Argentina começou a reproduzir o animal por conta de sua pele. No início do século 20, a prática se espalhou para a América do Norte, Europa e Ásia. Desde a década de 1940, ele tem sido um incômodo nos países em que foi introduzido, já que escapou das fazendas de peles se multiplicou.

4. Rato gigante da Ilha de Gough

Localizada no Atlântico Sul, a Ilha de Gough foi ocupada por cerca de 2 milhões de ratos, que a reivindicaram como seu território exclusivo. Essess roedores são 50% maiores do que as espécies mais comuns.

O crescimento do animal foi estimulado pelo consumo do filhote de petrel-do-atlântico, que dominou a ilha até os ratos assumirem o controle no final dos anos 1990. Dos 1,6 milhão de filhotes de petréis nascidos anualmente no local, 1,2 milhão são consumidos pelos roedores.

3. Mara

Mara - Dolichotis patagonum — Foto: ( Fernando Losada Rodríguez/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)
Mara - Dolichotis patagonum — Foto: ( Fernando Losada Rodríguez/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Mara é um mamífero sul-americano que pode medir até 75 cm e chegar a pesar 8 kg. Ainda que seja conhecida também como lebre-patagônica, é, na verdade, um roedor de mesma família das capivaras e dos porquinhos-da-índia.

2. Rato bosavi woolly

Uma das descobertas mais recentes no mundo dos roedores, o rato bosavi woolly foi encontrado pela primeira vez por cientistas em 2009, quando uma equipe de pesquisa cruzou com o animal na cratera Bosavi, em Papua Nova Guiné. O achado foi motivado por dicas de membros da tribo Kasua próxima, que raramente entraram na cratera de 800 metros de altura, portanto acredita-se que o bicho não tenha tido contato prévio com humanos.

O bosavi woolly mede 80 cm de comprimento, o que o torna o maior rato vivo do mundo. A mesma cratera também foi o local de outras 40 espécies até então desconhecidas, incluindo 16 anfíbios, três peixes, uma lagartixa, um marsupial e vários aracnídeos – nenhum dos quais parece existir em outras partes do mundo.

1. Capivara

Capivara - Hydrochoerus hydrochaeris — Foto: ( Rufus46/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)
Capivara - Hydrochoerus hydrochaeris — Foto: ( Rufus46/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

O maior roedor existente no mundo é a capivara, que pode ser encontrada em todo o Brasil e em países vizinhos. Habitando áreas semi-aquáticas, o animal sul-americano varia de 75 a 135 cm de comprimento, mede até 60 cm de altura e pesa de 35 a 66 kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quais os animais mais comuns em casas?

  Térmitas As Térmitas são uma praga frequente em Portugal pois  temos as condições ideais em termos de temperatura e  humidade para  o seu ...